Histórico

A história do Laboratório de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos (LFVCT) começa com a criação do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-açúcar (PLANALSUCAR), junto ao Instituto do Açúcar e Álcool (IAA), que possuía o objetivo de desenvolver tecnologia para o setor sucroalcooleiro. O LFVCT  passou a desenvolver durante a década de 80, tecnologia para a multiplicação acelerada de mudas de cana-de-açúcar em escala industrial, denominada de Biofábrica, além de estudos na área de Fisiologia Vegetal em cana-de-açúcar.

Durante toda década de 80, o LFVCT instalou Biofábricas dentro e fora do país, contudo, em 1990 o Instituto de Açúcar e Álcool foi extinto e em 1991, a UFSCar incorporou as unidades paulistas do também já extinto PLANALSUCAR. Com a incorporação, foi criado o segundo campus da UFSCar, onde passou a funcionar o Centro de Ciências Agrárias, onde o LFVCT continuo o desenvolvimento de tecnologias junto as áreas de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos no setor de bioenergia e floricultura.

Nesse período, o LFVCT foi coordenado pelo então Prof. Dr. Lee Tseng Sheng Gerald, que se aposentou em Fevereiro de 2017.

A partir de 2017, o LFVCT vem desenvolvendo atividades de propagação, melhoramento e fisiologia de espécies frutíferas, medicinais e ornamentais